Olá Pessoal!
Conheçam um pouco mais sobre o conteúdo do nosso Curso de Eletrocardiograma e Cardiologia Aplicada a APS! Nesta seção poderão conhecer um pouco dos objetivos de cada módulo, da estrutura pedagógica deles, seus objetivos e conteúdo programático.
Módulo 1
Objetivo Geral
Ofertar treinamento para Médicos de Família e comunidade e Médicos generalistas no âmbito da Interpretação do Eletrocardiograma e de seus corolários clínicos mais habitualmente encontrados na atenção primária.
Objetivos Específicos
· Tornar os médicos aptos à leitura e interpretação do ECG no contexto das principais condições clínicas sensíveis à Atenção Primária.
· Ampliar a capacidade de identificar condições clínicas que necessitam de seguimento com o especialista focal (Cardiologia) sempre de forma criteriosa e baseada em evidências.
· Diminuir custos para o Sistema de Saúde local com redução nas filas de espera para Cardiologia.
· Aumento da resolutividade do MFC e da Atenção Primária, aumentando satisfação dos usuários e reduzindo custos.
Conteúdo Programático
1. O ECG Básico
a. Princípios práticos e interpretação.
b. Identificação de cada onda e o que representa, determinação do eixo cardíaco, ritmo, frequência, fisiologia subjacente ao ECG normal
2. Sobrecargas de Câmaras cardíacas
a. Interpretação eletrocardiográfica das sobrecargas de Câmara, sua relação com lesões de órgão-alvo no paciente portador de doença crônica e seguimento.
b. Atuar no remodelamento miocárdico no longo prazo (quando e como tratar)
c. Identificação de cardiomiopatias
d. Identificação precoce de lesão de órgão-alvo para terapêutica oportuna.
3. Bloqueios de ramo
a. Intepretação eletrocardiográfica
b. Relação com Cardiomiopatias (IC, Chagas, etc).
c. Relação e diagnóstico diferencial com Doença coronariana e seguimento.
4. Arritmias Cardíacas
a. Diagnóstico Diferencial de Palpitação e Síncope na APS
b. Interpretação das principais arritmias e seu seguimento ambulatorial pelo MFC.
c. Condutas das principais arritmias na APS
d. Encaminhando com responsabilidade
e. Indicações comuns de Holter
5. Síndromes isquêmicas
a. Interpretação de doença isquêmica aguda e da isquemia crônica ao ECG, seguimento dos portadores de Doença coronariana crônica.
b. Identificar paciente com necessidade de Teste ergométrico e/ou encaminhamento ao especialista focal
c. Seguimento da Doença coronariana crônica na APS
d. Indicações dos exames complementares para investigação de DAC (Ecosstress, Angiotomografia de coronárias, Ressonância magnética miocárfica)
e. Manejo rápido do IAM identificado na APS.
6. Temas especiais – Cardiologia Aplicada a APS (através de casos clínicos reais):
a. Fibrilação Atrial: o que fazer na APS?
b. O ECG como ferramenta de longitudinalidade na APS
c. Insuficiência Cardíaca: até onde mantenho o paciente sobre o cuidado do MFC? Quando encaminhar?
d. O que fazer diante das lesões de órgão-alvo evidenciadas ao ECG?
e. Quanto indicar um Teste Ergométrico?
f. Quando solicitar um Holter?
Carga Horária
A Carga horária básica do curso é de 16 horas-aula a serem ministradas em dois dias seguidos, na modalidade imersão. Entretanto a isto se somam mais 4 horas de dedicação do aluno para realização de um pré-teste online e assistir a pequenas videoaulas que serão disponibilizadas pelo autor do curso com temas que complementam a formação ministrada presencialmente, ou temas que porventura necessitem de aprofundamento. Totaliza-se 20 horas-aula.
Metodologia
· Os alunos receberão videoaulas e materiais de estudo com bastante antecedência, com o objetivo de apreender o máximo de conteúdo previamente às datas do curso, para que o momento presencial funcione mais como “oficina” no modelo da Sala de aula invertida (Menegaz, Dias, Trindade, Leal, & Martins, 2018). O Módulo 1 presencial está em processo de transição para este modelo, tendendo a estar completamente adaptado a ele em 2020.
· Permeado com as discussões e facilitações em grupo, teremos momentos de exposição dialogada para firmar conceitos fundamentais.
· Os alunos serão estimulados a enviarem ECGs “da vida real” de pacientes que atenderam na Atenção Básica (com os devidos cuidados éticos) até uma semana antes do curso, para que sejam utilizados na rodada de discussão de casos.
· Os alunos realizarão testes online “ao vivo” durante o curso através de questionários enviados diretamente para seus Smartphones ou Tablets durante a aula, em tempo real.
· Antes e depois do curso os alunos participarão de um ambiente virtual onde poderão encontrar os materiais, discutir casos clínicos e enviar casos até 30 dias após o curso, para discussão dos casos reais que vivenciam na APS.
Módulo 1 – Modelo Online
A proposta do Módulo 1 Online terá o mesmo conteúdo do Módulo 1 presencial e contará com o mesmo material didático, uma vez que todo conteúdo do Módulo 1 será gravado em Videoaulas e o Módulo presencial se baseará no método da sala de aula invertida.
Diferenciais da edição online:
· Videoaulas disponíveis por 2 meses após a matrícula no Curso.
· Fórum de discussão ativo por 2 meses após a matrícula.
· 1 Webinar aberto com os principais temas de dúvidas eleitos pela turma
· 1 Webinar fechado apenas para a turma com as dúvidas mais recorrentes.
· Sessões de pré e pós-teste com apostila de exercícios diferenciada.
Módulo 2 – Doenças Cardiovasculares na APS
Com o intuito de abordar temas clínicos que foram muito bem avaliados pelas primeiras turmas do curso de forma mais sistemática e aprofundar nas discussões de condições muito comuns na atenção primária, com vistas a aumentar a capacidade resolutiva do MFC no contexto da APS, apresentamos a proposta do Módulo 2 – Doenças Cardiovasculares na APS.
Este projeto foi apresentado e modulado pelas opiniões de 78 ex-alunos do Curso de ECG e Cardiologia aplicada a APS, que responderam a um survey específico sobre o Módulo 2, onde apresentamos a estrutura, metodologia e conteúdo programático pré-selecionado. O survey foi uma excelente experiência com fins de afinar detalhes e coletar sugestões para ofertar um módulo inovador e com consistência metodológica.
Objetivo Geral
Ofertar treinamento para Médicos de Família e comunidade e Médicos generalistas no âmbito das doenças Cardiovasculares mais comuns no ambiente da Atenção Primária, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes que possam amplificar a capacidade resolutiva neste nível de atenção.
Objetivos Específicos
· Trabalhar elementos de interpretação do ECG no contexto das principais condições clínicas sensíveis à Atenção Primária.
· Construir novas habilidades clínicas para o aluno a partir de estações de treinamento.
· Ampliar a capacidade de identificar condições clínicas que necessitam de seguimento com o especialista focal (Cardiologia) sempre de forma criteriosa e baseada em evidências.
· Diminuir custos para o Sistema de Saúde local com redução nas filas de espera para Cardiologia.
· Aumento da resolutividade do MFC e da Atenção Primária, aumentando satisfação dos usuários e reduzindo custos.
Conteúdo Programático
1. Insuficiência Cardíaca na APS
· Diagnóstico clínico da IC e prevalência na APS
· Atuar no remodelamento miocárdico – manejo terapêutico
· Propedêutica complementar adequada à APS
· Encaminhando com responsabilidade
2. Rastreio e Manejo da Doença Coronariana crônica na APS
· Quem deve ser restreado para DAC?
· Angina Estável – diagnóstico e Manejo
· Insuficiência Coronariana crônica – diagnóstico e manejo
· Prevenção Quaternária na DAC
· Propedêutica complementar adequada à APS
· Encaminhando com responsabilidade
3. Fibrilação Atrial na APS
· Quem deve ser rastreado para FA?
· Evitando o AVCi e disability – o lugar do MFC na atenção à FA no contexto brasileiro.
· Diagnóstico e Manejo da FA na APS
· Uso dos principais antiarrítmicos na APS
· Manejo de anticoagulação e novos anticoagulantes
· Propedêutica complementar adequada à APS
· Encaminhando com responsabilidade
4. Abordagem prática e responsável dos principais exames complementares na APS
· Quem deve realizar ECG?
· Quando solicitar um ECO?
· Quando Solicitar Holter e Ergométrico?
· Quando solicitar Cintilografia Miocárdica e Angiotomografia de coronárias?
5. Abordagem das palpitações na APS
· Diagnóstico diferencial das palpitações
· Abordagem clínica das principais taquiarritmias na APS
· Manejo de controladores de Frequência Cardíaca: B-bloq, BCC, Digital e antiarrítmicos.
· Propedêutica complementar adequada à APS
· Encaminhando com responsabilidade
6. Abordagem da Síncope na APS
· Diagnóstico diferencial de Síncope na APS
· Abordagem clínica das principais causas de síncope na APS
· Quando solicitar exames complementares investigando síncope na APS: Tomografia de Crânio, ECG, Holter, Looping, USG Doppler de Carótidas, Eletroencefalograma
· Indicações de marcapasso e identificação de pacientes com maior risco e necessidade de referenciamento.
· Orientações de mudança de estilo de vida e Tilt-Training.
· Encaminhando com responsabilidade
7. Sopros, quando me preocupar?
· Correlação entre sopros e as principais valvulopatias encontradas na APS
· Correlação das valvulopatias com sobrecargas de câmara cardíaca
· Quando solicitar um ECO?
· Propedêutica complementar adequada à APS
· Encaminhando com responsabilidade
8. Temas especiais (a serem abordados em videoaulas específicas posteriores ao curso e materiais complementares)
· Dislipidemias
· Prevenção Primária da Doença CV na APS
· Hipertensão essencial e rastreio
· Doença vascular periférica
· Hipertensão secundária
· Abordagem da Dor Torácica na APS
· Calculadoras de Risco – como e quando usar?
· Tópicos de prevenção quaternária das Doenças Cardiovasculares na APS
· Interpretação de RX
9. Estações de Treinamento:
Trazendo mais esta inovação ao nosso Curso, teremos neste módulo estações de treinamento de 45 minutos em 4 Temas relevantes para a Atenção Primária, com auxílio de monitores. Os alunos passarão pelas 4 estações de treinamento no momento presencial:
· Introdução ao Fundo de Olho e Oftalmoscopia – Treinamento com oftalmoscópio tradicional e com o Peek Retina (adaptável ao Smartphone)
· Uso de Fluxogramas de Abordagem prática do Curso de ECG e Cardiologia aplicada a APS
· Método prático de interpretação do ECG – FRECHI
· Semiologia Cardiovascular – Elementos importantes do Exame físico cardiovascular por vezes negligenciadas na APS: Indice-tornozelo Braquial, manobras semiológicas, etc.
Carga Horária
A Carga horária básica do curso é de 16 horas-aula a serem ministradas em dois dias seguidos, na modalidade imersão. A isto se somam mais 10 horas de dedicação do aluno para realização de um pré-teste online e assistir às várias videoaulas que serão disponibilizadas pelo autor do curso, totalizando 26 horas-aula de dedicação.
Metodologia
· Os alunos receberão videoaulas e materiais de estudo com bastante antecedência, com o objetivo de apreender o máximo de conteúdo previamente às datas do curso, para que o momento presencial funcione mais como “oficina” no modelo da Sala de aula invertida (Menegaz, Dias, Trindade, Leal, & Martins, 2018).
· O Curso presencial será baseado em Casos Clínicos que os alunos receberão antes do curso e terão o compromisso de tentar resolver todos antes do momento presencial.
· Sessões de Casos Clínicos: 30 minutos iniciais em Buzz Groups em cada Sessão, para discussão em grupo, logo após resolução dos casos com o facilitador.
· Estações de Treinamento: contando com a ajuda de Monitores, teremos algumas estações de treinamento específicas.
· Plickers Sessions - sessões de questionários rápidos, divertidos e dinâmicos, que envolve toda a turma. Pré teste, pós-teste e alguns testes no meio do período (surpresa) para sedimentar conteúdos. (www.plickers.com).
· Sessão de Highlights e novidades - O que é mais importante de cada tema? O que há de novo com impacto em nossa prática cotidiana? (Congressos Americano e Europeu de 2019).
· Fluxogramas de Abordagem Prática na APS: o curso formulará Fluxogramas específicos e de fácil utilização para cada um dos principais temas abordados no caso, para ajudar na decisão clínica no cotidiano da APS.
· Os alunos realizarão testes online “ao vivo” durante o curso através de questionários enviados diretamente para seus Smartphones ou Tablets durante a aula, em tempo real.
· Antes e depois do curso os alunos participarão de um ambiente virtual onde poderão encontrar os materiais, discutir casos clínicos e enviar casos até 30 dias após o curso, para discussão dos casos reais que vivenciam na APS.
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