top of page

Módulo 1 com mais Cardiologia aplicada! Vamos fortalecer a APS juntos?

Foto do escritor: Curso ECG na APSCurso ECG na APS


Pensou que no Módulo 1 teríamos apenas aulas de Eletrocardiograma? Pensou errado!


Desde a separação do nosso curso em Módulos, o M1 foi mais focado no ensino do ECG e M2 mais focado nos aspectos clínicos das Doenças Cardiovasculares na Atenção Primária.


Porém - e quem já foi nosso aluno sabe bem disso - não conseguimos deixar de falar na clínica durante as aulas. E é por isso que com o novo método do Módulo 1 baseado na Sala de Aula Invertida teremos mais espaço inclusive para discutir a clínica aplicada àquele ECG!


Funciona assim:


- Os Alunos receberão as videoaulas do novo Módulo 1 (online e presencial) com antecedência


- Entre as aulas, teremos pequenas aulas para abordar os aspectos clínicos chave de cada manifestação eletrocardiográfica que aprendemos a interpretar no ECG. Por exemplo: como deixar de falar do diagnóstico clínico de Insuficiência Cardíaca pelos critérios de Framingham ou Boston no contexto em que o aluno aprende a indentificar uma Sobrecarga ventricular esquerda no ECG? Como deixar de falar dos dois pilares da atenção à Fibrilação atrial na Atenção Primária na hora que o aluno aprende a diagnosticar uma FA ?


- Serão aulas pequenas relacionando os aspectos-chave da clínica, as aulas completas, com casos complexos, incluindo estações de treinamento são objeto do Módulo 2


- Além disso, nossas discussões de caso continuarão no mesmo formato que fazemos hoje: Resolvemos o eletro E o caso, sugerindo investigações adicionais e mudanças na condução clínica.


- No novo M1 presencial passaremos todo o final de semana resolvendo casos, tirando dúvidas, fazendo simulações e muito exercício de ECG. E claro, reforçando aspectos teóricos que porventura os alunos ainda tenham dúvida.


- No novo M1 Online teremos esta discussão por 2 meses após a inscrição no nosso ambiente virtual.


O que queremos com isso? Queremos ampliar a capacidade resolutiva dos Médicos e Médicas de família e generalistas, queremos ajudar a fortalecer a Atenção Primária melhorando a atenção às Doenças Cardiovasculares na ponta, perto da casa do cidadão e da cidadã, evitando internações ou encaminhamentos desnecessários, ajudando a reduzir as taxas de mortalidade.


Thiago de Mello, poeta amazonense, tem um livro chamado "Poesia comprometida com a minha, e a tua vida". O pensamento que rege cada melhoria que fazemos no nosso curso segue uma filosofia parecida: comprometido com os nossos alunos, mas fundamentalmente com a vida dos seus pacientes!


 
 
 

Comentários


  • insta_1_Prancheta 1
  • you_1_Prancheta 1
  • twitter_1_Prancheta 1

2019 ECGnaAPS

bottom of page